sexta-feira, 16 de julho de 2010

Receita da semana!!!

Para iniciar um final de semana bem gostoso, nada como uma receitinha bem gostosa com doce-de-leite! Então.. escolhemos o bolinho bem-casado.



O bem-casado é um símbolo que não pode faltar em nenhum casamento, repleto de lendas e tradições, esse doce representa a união de dois seres distintos se tornando uma só pessoa, selados pela compreensão, cumplicidade e respeito.

Esse doce tradicional e muito apreciado, consiste em unir com doce de leite duas partes de uma massa especialmente elaborada banhadas em uma deliciosa calda.

Os bem-casados são oferecidos a todos os convidados como uma lembrança, onde diz a lenda, que se antes de dar a primeira mordida ele fizer um pedido poderão compartilhar das bênçãos que contemplam essa união.



BEM-CASADOS DE DOCE DE LEITE

-Massa:
4 gemas
120 g de açúcar impalpável ( o açucar impalpável é
um mistura de açucar confeiteiro com amido de milho/
maisena, na proporção de uma colher para 180g
de açucar, ou seja 3 colheres de amido para meio quilo
de açucar.
4 claras
120 g de farinha de trigo

-Casquinha de açúcar crocante:
fondant (O fondant é uma pasta especial, que tanto serve para cobrir e rechear bolos, como para embelezar docinhos finos).


-Calda para umedecer:
300 ml de água
150 g de açúcar

-Recheio:
doce de leite

-Modo de Preparo:
Bata as gemas com 60 g de açúcar po cerca de 10 minutos, ou até que fiquem claras e cremosas. Na tigela da batedeira, coloque as claras e o açúcar restante e misture antes para não "voar" o açúcar.
Em seguida, bata até obter o ponto de merengue firme (com picos firmes). Junte um pouco do merengue na mistura de gemas, um pouco de farinha, peneirando, e misture com um pão duro, de baixo para cima, como se estivesse cortando a massa. Continue incorporando os ingredientes, aos poucos (faça esta operação pelo menos por 3 vezes), e misturando, até a massa ficar esponjosa. Forre as assadeiras com papel-manteiga (não precisa untar). Coloque a massa num saco de confeitar com o bico perlê e faça os bem-casados no tamanho desejado. Não deixe a massa descansando. Complete as assadeiras, mesmo que não sejam levadas ao forno de uma só vez. Asse em forno médio (190°C), preaquecido, por 12 a 15 minutos. Enquanto isso, prepare a cobertura. Leve o fondant ao microondas por 1 minuto, ou até ficar bem quente e líquido. Passe em todas as partes do bem-casado com um pincel. Depois de secar, umedeça com a calda preparada com a água e o açúcar fervidos até que o açúcar esteja todo diluído. Recheie com doce de leite do seu gosto!!! Feche os bem-casados e passe-os levemente no açúcar impalável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário