quinta-feira, 19 de julho de 2012

Dia da Gula

Torta quente de maça


MASSA

Ingredientes:

400 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
200 g de manteiga gelada
3 colheres (sopa) de água gelada
1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
100 g de manteiga em pedacinhos

Modo de Preparo:

1. Coloque a farinha e o sal num recipiente e misture bem. Acrescente a manteiga gelada em pedacinhos e misture com a ponta dos dedos até obter uma farofa.

2. Junte a água gelada, aos poucos, sentindo o ponto da massa. Se for necessário, coloque menos ou mais água. Trabalhe a massa sobre uma superfície limpa até que fique lisa e uniforme.

3. Divida a massa em 2 porções iguais e forme uma bola com cada uma. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 2 horas.

4. Enquanto a massa descansa, comece a preparar o recheio.

5. Unte uma forma, de 22 cm, de fundo falso com manteiga e farinha de trigo.

6. Retire a massa da geladeira. Coloque 1 porção dentro de um saco plástico duro Grande. Centralize a massa dentro do saco. Abra a massa, com a ajuda de um rolo, sobre o plástico. Esse processo é importante para que você consiga abrir a massa por igual, sem que ela se quebre.

7. Abra a massa o mais fino que puder. Rasgue a lateral do saco plástico e retire cuidadosamente a massa. Coloque-a rapidamente sobre a forma untada. A massa deve ocupar todo o fundo e toda a lateral da forma. O ideal é que a massa ultrapasse a borda da forma cerca de 2 cm.

8. Acrescente a farinha de rosca no fundo da massa, coloque o recheio e acrescente a manteiga em pedaços.

9. Abra a segunda porção de massa, repetindo os passos da primeira porção. Cubra a torta com o segundo disco de massa. Una as bordas da massa, apertando bem com os dedos, e corte o excesso da massa.

10. Ligue o forno em temperatura média (180 graus).

11. Faça um furinho no centro da torta, para que sirva de respiro. Leve a torta ao forno pré-aquecido por cerca de 90 minutos. Ao faltar 15 minutos para a finalização da torta, se quiser, retire-a do forno, pincele uma gema de ovo sobre sua superfície e volte ao forno até que sua superfície fique dourada.

12. Retire do forno e sirva quente ou fria.

RECHEIO

Ingredientes:

8 maçãs-verdes médias
1 1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de noz-moscada ralada
1 colher (sopa) de essência de baunilha
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo:

1. Descasque as maçãs, corte-as ao meio e retire as sementes. Apóie a parte plana das maçãs sobre uma tábua e corte-as em fatias bem finas.

2. Coloque todos os ingredientes num recipiente grande e mexa bem para que as maçãs absorvam os temperos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário